Responsive image

Provocações filosóficas: olhares diversos

Por: Claudinei Pereira
Mestre em Filosofia Ética e Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


EROTISMO VIRTUAL... É PAGAR PARA TER: Whats App, Telegram, Privacy e OnlyFans e nova “onda” das plataformas digitais


Data: 02/05/2021 07:23

Imagem Ilustrativa

Recentemente uma garota altamente atraente e sensual em uma rede social, trocando mensagens em seus story, com um cara supostamente interessado, fez a seguinte pergunta a jovem: “posso pedi seu Whats App? Ela disse: custa 50 reais. Aqui tudo é pago querido, retrucou a garota”. Esta breve conversa trata-se da “nova onda” das relações virtuais: “o pagar para ter” 

Atualmente houve uma explosão dos onlyfans. Criado na Inglaterra em 2016, segundo pesquisas recentes, o onlyfans está cada vez mais ganhando popularidade, tanto no âmbito comum como no âmbito das celebridades. O onlyfans se tornara cada vez mais famoso devido ao seu conteúdo erótico, onde existe uma espécie de exposição sensual, mostrando tudo ou não que o assinante deseja ver. 

Ao certo, se antes era privilégio restrito aparecer nas grandes revistas famosas como Caras, Isto é, Playboy ou participar “das belas da semana”, agora, as facilidades das redes e plataformas digitais tornou isso tudo mais prático e acessível. Ninguém precisa ser famoso para ser visto! Agora, basta uma câmera de um celular e uma postagem (de preferência sensual) para chamar atenção e serem disparados comentários e links.  Muito prático não? Nem tanto assim como parece! Não se engane caro leitor: tudo tem seu preço! Uma foto, uma imagem, uma dança sensual hipnótica capaz de levar ao êxtase virtual em “segunda pessoa”, uma simples troca de sandálias ou quem sabe uma troca de roupa até às mais excitantes provocações erótico-sensual cabe “facilmente em seu bolso”. 

Ao que tudo indica, o clássico e recorrente pensamento tem suas razões: “o homem deseja aquilo que lhe faz falta, pois, o objetivo conquistado pela natureza corrosiva do tempo perde seu encanto e desejo ao ser adquirido”. Por outro lado, o virtual não “abre apenas sua carteira e faz um desconto em seu cartão de crédito, mas desperta sua imaginação.” 

 Ao que parece, as plataformas digitais, seja ela onlyfans, privacy, grupos exclusivos de Whats App ou Telegram, nos revela que viver a imaginação do objeto é muito mais agradável do que possuí-lo. Mas será mesmo? Bom, deixe sua imaginação dares a resposta. 

Uma garota de pele morena, cabelo curto, corpo escultural, um quadril quase singular moldado pela exaustão e disciplina da atividade física, Sayoh, apresenta seus conteúdos como exóticos, fantasias e nudez. Mas o que ela busca? Sexo? Não. Segundo a mesma, pagar suas contas e cuidar de seus cincos cachorros. Nos casos mais comuns, o enunciado não vem apenas acompanhado de uma bela foto expondo sua pele morena e um corpo lapidado e bronzeado pelo sol da praia, mas se finaliza do seguinte modo: “faça sua assinatura, beijos e luz. Ah! Um aviso importante: não faço programa, não insista, apenas vendo conteúdos sensuais”. Para alguns, tal enunciado não passa de depravação ou imoralidade, todavia, para outros, uma fonte de uma renda extra, divertimento em que o entretenimento faz parte do novo “jogo das plataformas digitais”. Para a romancista e colunista do New York Times, Diana Spechier, a nudez se tornou, na pandemia, além de arte, uma recusa a deixar que o distanciamento social nos torne assexuais, quase um ato político”.

Por outro lado, além do público geral, o onlyfans se tornara uma fonte de renda e proximidade entre as massas e as celebridades. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a famosa em série da Disney, Bella Thorne, supreendentemente bateu meta de faturar U$ 1 milhão em apenas um dia no onlyfans. No Brasil, A bela jovem e participante do Reality Show A Fazenda, Raissa Barbosa acumula em seu perfil do instagram 4.4 milhões de seguidores. Por sua beleza e sucesso no público em geral? Talvez, mas tudo indica que por ter “vazado” alguns de seus vídeos íntimos a mesma se tornara a brasileira mais requisitada no onlyfans chegando faturar 50 mil por mês na plataforma. 

Outro caso é da britânica Sheyla Fong, que chega a faturar nada mais nada menos que 100 mil euros ao ano, ou seja, próximo dos 730 mil reais por ano em suas plataformas digitais. Outro exemplo de conta exclusiva no onlyfans é da funkeira Anitta, que recentemente fez uma tatuagem intima e levou o público e seus assinantes à loucura. 

Bom, esse é um campo de exclusividade feminina, certo? Errado. Homens e celebridades masculinas também atraem o público feminino. Você gostaria de observar a rotina entre vários homens, entre eles o considerado o mais sexy do mundo? Pois bem, Michael B. Jordan, eleito segundo dados da Folha de São Paulo, o homem mais sexy do mundo, divulga sua conta também no onlyfans. Ademais, o cantor de repper Tyga, como mais de 22 milhões de seguidores no instagram, postara em 2020 um vídeo explicito fazendo sexo e fazendo com que o conteúdo fosse um dos mais comentados da internet. 

Seja via Whats App, Telegram, Privacy, OnlyFans ou qualquer tipo de aplicativo ou plataforma digital, as relações cada vez mais se tornaram mais acessíveis. Nunca ficara tão “fácil” interagir com uma celebridade. Não custa não: do sofá da sua casa, da ligação ao telefone, do participar de um grupo exclusivo, de um envio de uma mensagem, de um “simples” Pix, ao gerar um boleto, de um desconto automático no seu cartão de crédito, agora, tudo se tornara possível. Aliás, “um Black Friday com desconto incrível por apenas 24hs. Vem para ‘a musa do futebol’, e assine meu Close Frends... vídeos exclusivos todos os dias e contato direto comigo! Vem ser meu amiguinho, estou te esperando”. E você, irá ficar de fora? Bom, fica ao vosso critério. Mas um detalhe: o título escolhido “é pagar para ter” parece algo novo, mas vos pergunto: será que não existe nas relações amorosas o seu próprio preço, o seu boleto, sua medida, o seu cartão de crédito? Talvez, o limite do seu amor, seja o limite do seu cartão de crédito! 

Fontes pesquisadas: 

FOLHA DE SÃO PAULO. Mandar nudez se tornou fonte de premiação e agora almeja status de arte. 18 de março de 2021.  Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/03/mandar-nudes-ja-se-tornou-fonte-de-renda-premiacao-e-agora-almeja-status-de-arte.shtml>. Acesso em: 25 de Abril de 2021. 

FOLHA DE SÃO PAULO. Michael B. Jordan, eleito o homem mais sexy do mundo, anuncia conta no OnlyFans. Disponível em:< https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2020/11/michael-b-jordan-eleito-o-homem-mais-sexy-do-mundo-anuncia-conta-no-onlyfans.shtml>. Acesso em: 24 de Abril de 2021. 

FOLHA DE SÃO PAULO. Anitta anuncia que terá perfil no OnlyFans: 'Interação maior com os fãs'. Disponível em:< https://f5.folha.uol.com.br/musica/2020/11/anitta-anuncia-que-tera-perfil-no-onlyfans-interacao-maior-com-os-fas.shtml>. Acesso em: 29 de Abril de 2021. 

FOLHA DE SÃO PAULO. Bella Thorne bate meta de faturar US$ 1 milhão em apenas um dia no OnlyFans. Disponível em: < https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2020/08/bella-thorne-bate-meta-de-faturar-us-1-milhao-em-apenas-um-dia-no-onlyfans.shtml>. Acesso em: 29 de Abril de 2021. 

IG GENTE. Após vídeos vazados, Raissa se torna brasileira mais requisitada no OnlyFans. Disponível em: < https://gente.ig.com.br/colunas/fabia-oliveira/2020-09-29/fazenda-raissa-se-torna-brasileira-mais-requisitada-no-onlyfans.html>. Acesso em: 29 de Abril de 2021. 


posts anteriores

Como manter os pés na Terra? Pandemia, crise sociopolítica e o que ainda há por fazer

Na minha coluna dominical, convidei o amigo Ricardo Avalone, Filósofo e Professor, Especialista em Estudos Clássicos, Mestre e Doutorando em Filosofia, para fazer uma abordagem sobre as consequências da pandemia da Covid-19. Ricardo Avalone “Vivemos tempos sombrios”. Essa frase não soa familiar? Bertolt Brecht disse isso em um poema importante, em meados do século XX. O título é ainda mais significativo: “Aos que...
Continuar lendo
Data:25/04/2021 10:04

Pós-coronavírus e mentes perdidas: dois saltos no precipício

Na minha coluna dominical, convidei o amigo Valter Nascimento, Graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA); Especialista em Filosofia Ética e Política pelo IESMA e Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para fazer uma abordagem sobre o "pós-pandemia". Valter Nascimento, Graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA); Especialista em Filosofia Ética e...
Continuar lendo
Data:27/09/2020 06:59

Da dúvida à cristalização do amor

Ilustração Os encontros são inesperados, todavia, podemos nos questionar até que ponto não fazem parte de uma conjuntura de, como diria Nietzsche, do “amor fati” [aceitação e a violação da necessidade]? Isto é, o amor ao destino [lat. Fatum]? Como conjugar “o tempo certo, a hora e a pessoa certa”? Talvez só por meio de uma sensibilidade motivada pela empatia e pela vontade poderemos...
Continuar lendo
Data:30/08/2020 08:17

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: