ATENÇÃO PRIMÁRIA

Em São Luís, Prefeito Fernando Cutrim participa do lançamento do Programa Cuidar de Todos do Governo do MA

Durante o evento, o Prefeito Fernando Cutrim se encontrou com o Governador Carlos Brandão que reafirmou seu compromisso de continuar levando benfeitorias para Pirapemas via parceria Estado e Município
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 03/08/2023 18h14

Compartilhar

Comitiva de Pirapemas no lançamento do Programa Cuidar de Todos 

Uma comitiva de Pirapemas, liderada pelo Prefeito Fernando Cutrim, pela enfermeira e ex-primeira dama, Gorete Martins e a Secretária de Saúde do município, Espírito Santo (Tatá) participaram hoje (03) na capital São Luís, do lançamento do Programa Cuidar de Todos do Governo do Maranhão que visa fortalecer a atenção primária.

Durante o evento, o Prefeito Fernando Cutrim se encontrou com o Governador Carlos Brandão que reafirmou seu compromisso de continuar levando benfeitorias para Pirapemas via parceria Estado e Município.

Governador Brandão com o Prefeito Fernando Cutrim 

No mesmo encontro, Fernando Cutrim também se encontrou com o Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes que se comprometeu em reforçar o apoio do Estado na saúde do município.

Fernando Cutrim com o secretário de Estado da Saúde Tiago Fernandes 

Programa Cuidar de Todos

A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses. 

Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o Programa Cuidar de Todos visa fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.

O Cuidar de Todos possui três etapas para implantação. A primeira é a de adesão dos municípios ao programa e doação de equipamentos para gestão municipal a serem destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.

Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e às equipes de Saúde da Família (eSF), conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura destes dispositivos nos seus respectivos municípios e consequentemente apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: