COMBATE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Governo lança Campanha Março Lilás no Maranhão

A campanha tem como foco principal a conscientização das mulheres de 25 a 65 anos sexualmente ativas ou não.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 08/03/2022 09h34

Compartilhar

O Governo do Maranhão realiza, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (8), por conta do Dia Internacional da Mulher, o lançamento da Campanha Março Lilás, que neste ano tem como tema “Luta, combate e prevenção”, alertando para a prevenção e o combate do câncer de colo de útero. 

A campanha tem como foco principal a conscientização das mulheres de 25 a 65 anos sexualmente ativas ou não, seguindo as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a importância do exame Papanicolau e da vacinação contra o HPV, nas meninas e meninos com idade média entre 09 a 14 anos.

As ações da campanha irão acontecer, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, que oferecem consultas com médicos ginecologistas e exames de Papanicolau. Assim como nos municípios em parceria com as regionais de saúde do Estado.  

Para agendamento da consulta e/ou exame é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS e comprovante de residência. 

Os canais são: APP Viva Procon, site www.procon.ma.gov.br, Disque Saúde (3190-9091) ou presencialmente nos Vivas (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping) e Viva BR, no Terminal do São Cristóvão. Com encaminhamento das unidades básicas de saúde. 

Dados

Em 2020, foram diagnosticados em todo o Estado do Maranhão 810 casos de câncer de colo de útero. Em 2012, segundo os dados, até o primeiro trimestre 145 pessoas receberam diagnóstico da doença no Maranhão. Desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de oncologia e na descentralização dos serviços de oncologia.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: