DIA HISTÓRICO

Covid-19: Maranhão recebe oficialmente o 1º lote de vacinas

Segundo o Ministério da Saúde, serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac ao Maranhão, além de 41.200 já separadas para os indígenas do estado.
Por: PORTAL JG COM G1MA
Data de publicação: 18/01/2021 11h03

Compartilhar

Foto: Divulgação/Governo do Estado

O secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, recebeu nesta segunda-feira (18) o primeiro lote de vacinas destinadas ao estado. Ele está em São Paulo acompanhando a entrega dos produtos. Segundo o Ministério da Saúde, serão destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac ao Maranhão, além de 41.200 já separadas para os indígenas do estado.

“É um dia histórico que vai nos permitir, enfim, vencer a pandemia”, disse Lula. As vacinas estão armazenadas em câmaras frias para preservá-las.

Entre os estados do nordeste, o Maranhão é o quarto com maior número de doses a receber. Os demais estados são Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 17h em todo o país. O anúncio foi feito após ele sofrer pressão dos governadores, que pediram para antecipar o início da aplicação das doses, inicialmente previsto para esta quarta-feira (20), conforme informou a colunista Andréia Sadi.

Vacinação em São Luís

A primeira fase da campanha deve durar sete semanas e contempla 37 mil profissionais de saúde e 143 idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos.

A segunda fase da vacinação contemplará idosos em geral acima de 60 anos, que contempla quase 80 mil pessoas em São Luís. Neste grupo, os idosos que tiverem mobilidade reduzida ou estiverem acamados serão vacinados em casa.

Logística de Distribuição (Dlog)

A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

Coronavírus no Maranhão

O Maranhão chegou nesse domingo (17) a 203.423 casos confirmados e 4.606 óbitos pela Covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nas últimas 24h, foram confirmados mais 89 casos da doença no estado.

O número de pacientes ativos também aumentou e chegou a 6.267. Esse número se mantém em alta desde dezembro. Destes, 5.649 estão em isolamento domiciliar, 357 internados em enfermarias e 261 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os casos ativos indicam o número de pessoas que estão atualmente com a doença.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: