IN LOCO

Maranhão tem a menor taxa de isolamento social do país

O baixo índice no estado indica que as pessoas estão saindo mais de casa e passando muito tempo nas ruas.
Por: PORTAL JG COM G1 MA
Data de publicação: 14/07/2020 05h37

Compartilhar

O Maranhão registra a menor taxa de isolamento social do Brasil. Apesar do índice ter aumentado nos últimos dias, o estado agora está com um índice abaixo das demais Unidades da Federação, com 44,4%. Especialistas apontam que o índice ideal em tempos de pandemia deveria ser de 70%.

Índice de isolamento social no Maranhão

Estados Índice de isolamento
Maranhão 44,4%
Tocantins 45%
Pará 45,7%
Paraíba 46,09%
Mato Grosso do Sul 46,67%
Rio de Janeiro 46,91%
Amazonas 46,99%

Os dados do isolamento social foram divulgados pela In Loco, empresa de tecnologia que usa dados enviados por aplicativos parceiros para aferir deslocamentos dos usuários. Para monitorar o deslocamento, a In Loco utiliza GPS, sinais de wi-fi, Bluetooth e telefonia.

O baixo índice no Maranhão indica que as pessoas estão saindo mais de casa e passando muito tempo nas ruas. Veja a evolução abaixo a partir do período de 'lockdown' na Ilha de São Luís, quando a Justiça obrigou o governo do Maranhão a fechar comércios e limitar o trânsito de pessoas e veículos.

De acordo com o gráfico, o Maranhão chegou a ter, em média, isolamento social de mais de 50% durante o período de 'lockdown', atingindo o pico de 53,6% no dia 17 de maio. Desde então, o índice oscilou e depois começou a cair após a reabertura de parte do comércio não essencial no dia 1º de junho.

Importância do isolamento social

Segundo as autoridades de saúde, o distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras são as melhores armas no momento para frear um aumento repentino no número de casos de Covid-19, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: