FORQUILHA

Forte ventania é registrada em bairro da capital maranhense

Essa é a segunda ventania registrada em São Luís neste mês de julho.
Por: IMIRANTE
Data de publicação: 13/07/2020 15h43

Compartilhar

No início da tarde desta segunda-feira (13), uma forte ventania causou estragos em São Luís. Na região da Forquilha, comerciantes tiveram bens levados pelo vento, houve registro de casas, comércios e igrejas destelhadas e até uma torre de telefonia caiu.

Além disso, postes caíram e motoristas passaram por momentos de tensão no trânsito, que ficou parado. Em outras regiões de São Luís, como São Cristóvão e Cidade Operária, também houve ventania, mas com menor intensidade.

Essa é a segunda ventania registrada em São Luís neste mês de julho. No dia 6 deste mês, uma ventania atingiu a região dos bairros Vila Frades, Alto do São Francisco e Coroadinho. O vento forte destelhou casas, galhos de árvores foram arrancados e vários objetos foram levados.

Segundo o meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão, Hallan Cerqueira, no bairro do Coroadinho a ventania foi causada pela formação das nuvens cúmulos-nimbus, que se formam com ventania de forma vertical e, posteriormente, causam fortes tempestades.

"Esse fenômeno é bastante comum de acontecer agora no período de transição, quando nossa atmosfera está mais quente pelo fim do período chuvoso. Então tem mais calor, associado com a umidade do oceano provoca a convecção, que é o combustível dessas nuvens. As cúmulus-ninbus são comuns em todas as regiões, mas normalmente se formam em áreas quentes. Quando acontece em área urbana, passando pela cidade, acaba causando alguns estragos. Mas esse fenômeno é muito comum", explicou.






mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: