EM RAZÃO DA PANDEMIA

Covid-19: Celebrações da Semana Santa são alteradas em São Luís

Segundo comunicado feito pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, as igrejas estarão abertas, mas devem seguir uma série de medidas para evitar a propagação da Covid.
Por: G1MA
Data de publicação: 02/04/2021 10h10

Compartilhar

Neste ano, a celebração da Semana Santa no Maranhão será mais uma vez alterada por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo comunicado feito pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, as igrejas estarão abertas, mas devem seguir uma série de medidas para evitar a propagação da Covid.

De acordo com Sebastião Cardoso, coordenador das Procissões Quaresmais do Centro de São Luís, todas as igrejas estão realizando celebrações com 30% de sua capacidade de lotação.

Os fiéis também poderão acompanhar as celebrações pelas redes sociais, por meio de transmissões ao vivo.

Quanto ao tradicional espetáculo Via Sacra, ele foi cancelado esse ano, para evitar aglomerações. Além disso, as tradicionais procissões de Domingo de Ramos, também, não serão realizadas.

 

Para a bênção dos ramos, as paróquias deverão escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano. Outro rito que não será realizado é o do Lava-Pés, na Missa da Ceia do Senhor.

Já na Celebração da Paixão do Senhor, a veneração da Santa Cruz será realizada com uma simples genuflexão, e não haverá o beijo da Santa Cruz. Foi cancelada, também, a preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal, no Sábado Santo.

Sem o ritual tradicional, o Círio Pascal será aceso seguindo-se a proclamação da Páscoa. O Domingo de Páscoa será celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais. Quanto ao Sacramento da Penitência, não se poderá realizar o chamado “mutirão de confissões”.

Os párocos deverão estabelecer e comunicar aos fiéis de sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: