LIBERDADE OPINIÃO/EXPRESSÃO

UFMA emite nota de repúdio sobre acusações feitas a professor da Universidade

Tudo teria iniciado após matéria feita pelo professor sobre as obras da UFMA de Balsas.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 21/06/2019 21h26

Compartilhar

Após publicações feitas por três blogs na semana passada, de que Ed Wilson, professor de comunicação social da UFMA, e doutor em comunicação, estaria manipulando informações em matéria publicada em seu site de cunho investigativo, sobre as obras do campus da UFMA em Balsas, a Universadade Federal do Maranhão lançou nota de repúdio sobre tais acusações feitas pelos os 3 blogs.

Professor Ed Wilson

"Nota de repúdio e de solidariedade do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão

As formas de expressão do jornalismo, mesmo as produzidas de maneiras mais explicitamente opinativas, não podem prescindir do respeito ao fundamento de todo jornalismo, que é a apuração das evidências a sustentar a divulgação de fatos e ideias. É pelo nível de atenção a este princípio que podemos medir a credibilidade e a respeitabilidade do trabalho do profissional.

Há quase cinquenta anos defendemos esse posicionamento diariamente nas salas de aula dos cursos de Comunicação Social e ficamos estarrecidos ao verificar que conteúdo veiculado no último dia 14 de junho pelos blogs: “Daniel Matos” de “O Estado”; “Priscila Petrus: Política, cotidiano, entretenimento e negócios”; “Davi Max: Essa voz jamais se calará”; tenta imputar a um de nossos docentes, o Prof. Dr. Ed Wilson Ferreira Araújo, a pecha de desprezar os princípios do jornalismo e da ética.

A matéria redigida contra o professor Ed Wilson é um exemplo de tudo aquilo que repudiamos em termos da comunicação online atualmente: o ataque a reputações de pessoas e instituições, produzindo desinformação e obnubilando a verdade, o que contribui para a desvalorização do próprio jornalismo, maculando uma das instituições/campos mais significativos na construção/consolidação da democracia: a Comunicação.

Isso tudo em um momento em que a própria universidade pública enquanto instituição está sob escrutínio e até mesmo ataque. O momento rico de expressão da democracia deveria servir para o amplo debate de ideias, não para ofensas pessoais. Desqualificar a forma que ensinamos jornalismo é também abrir precedentes para a imposição de uma educação cada vez menos autônoma e menos libertadora.

É necessário garantir a pluralidade do debate, base para qualquer democracia. Por isso, repudiamos e rechaçamos os ataques ao bom trabalho de investigação jornalística realizado pelo professor Ed Wilson. As afirmações sustentadas em sua matéria devem ser apuradas até o fim - garantido, é claro, o amplo direito à defesa. Reafirmamos nossa defesa inconteste da democracia e do Estado democrático de Direito, que pressupõem a liberdade de opinião/expressão, o princípio da presunção de inocência e a prática de um jornalismo preocupado com a sociedade, as instituições e o futuro de nosso estado

Nosso apoio ao colega enquanto profissional e cidadão, ao mesmo tempo em que mantemos nosso respeito ao processo democrático e à pluralidade de posicionamentos tão saudavelmente presente em nosso departamento, é também um pedido para que o momento de divergências políticas não nos cegue ao que é justo, ao que nos une e ao que é o nosso propósito principal como servidores públicos: o bem comum."





mais notícias


Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: