MEIO AMBIENTE

Rio Itapecuru será monitorado 24 horas via satélite

A Estação Hidrometeorológica que fará o monitoramento será instalada na cidade de Itapecuru, ela é a primeira no estado do Maranhão.
Data de publicação: 09/01/2020 15h53

Compartilhar

Foto: Reprodução

As águas do Itapecuru são responsáveis por abastecer 55 municípios de todo o estado, abastecendo com água potável quase metade da população do Maranhão. Apesar de toda sua importância e beleza, o Rio Itapecuru passa por um processo de degradação sem limites, onde é possível perceber nas margens, os efeitos do desmatamento, e também a poluição pelo despejo de resíduos sólidos nas suas águas. 

Diante do atual cenário, o deputado federal Hildo Rocha com apoio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), empresa federal vinculada ao Ministério das Minas e Energia, realizará a instalação de equipamentos que farão o monitoramento através de uma Estação Hidrometeorológica na cidade de Itapecuru-Mirim, na qual coleta dados via satélite em tempo real durante 24 horas. Tudo isso para freiar o processo de extinção que o Rio Itapecuru está passando. 

De acordo com o diretor de hidrologia da CPRM, Antônio Bacelar, essa é a primeira estação instalada no Maranhão e a 16ª no âmbito nacional.  

Monitoramento em tempo real 

Os equipamentos registram dados referentes à elevação dos níveis das marés, a influência do nível das marés no Itapecuru, a influência das secas e estações invernosas, entre outas informações, em tempo real. “É o que existe de mais moderno em termo de monitoramento de bacias hidrográficas no mundo”, afirmou Bacelar.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: