RECONHECIMENTO

Bumba meu boi pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade

Ainda este ano, a candidatura será analisada pela Unesco.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 21/11/2019 10h04

Compartilhar

Para os maranhenses o Bumba meu boi já é sem dúvidas, um verdadeiro patrimônio. Desde cedo temos contato com essa riqueza cultural tão intríseca ao nosso estado. Essa manifestação artística já é reconhecida nacionalmente, chegou a hora do Bumba meu boi ser consagrado mundialmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

A análise da candidatura será realizada dos dias 10 a 12 de Dezembro pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência Cultural (Unesco/ONU), durante a 14° reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial realizada em Bogotá, Colômbia. 

Pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Bumba meu boi já é reconhecido e considerado um "complexo cultural", por reunir em apenas uma manifestação, a expressão popular, performances teatrais, musicais e coreográficas, e no plano material os artesanatos, indumentárias e instrumentos confeccionados de forma artesanal.

O caminho para ser reconhecido pela Unesco é longo e repleto de critérios que devem ser atendidos, critérios esses nacionais e internacionais. Se ganhar o título, o Bumba meu boi será o sexto bem brasileiro a fazer parte dessa lista consagrada. 

Vale ressaltar que com um reconhecimento como esse, o Maranhão receberá ainda mais olhares do Brasil e do planeta, a manutenção e conservação dessa beleza cultural só nossa, será ainda maior. 





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: