FIQUE SABENDO

Está em dívida com o FIES? Governo divulga regras e prazo inicia dia 07

Desconto pode chegar a 92% para os estudantes inscritos no Cadúnico ou beneficiados com o auxílio emergencial.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 03/03/2022 11h39

Compartilhar

O governo federal anunciou que os estudantes que possuem contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) poderão realizar a renegociação das dívidas a partir de segunda-feira, dia 7 de março. O prazo se estende até 31 de agosto. 

A Medida Provisória visa regularizar os débitos de mais de 1 milhão de contratos ativos formalizados até 2017 e que estão com mais de 90 dias em atraso com as parcelas. Quem foi beneficiado com o auxílio emergencial e está inscrito no Cadúnico, o desconto é de 92%. Saiba mais detalhes na leitura a seguir.

O que é o Fies?

O Fies é um programa do governo federal que viabiliza aos brasileiros o acesso ao ensino superior para aqueles que não têm condições de pagar as mensalidades em uma faculdade particular. O financiamento cobre entre 50% a 100% do curso a depender da renda do candidato. 

A classificação no processo seletivo é com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os interessados precisam atender aos critérios de renda.

Como será a renegociação do Fies?

Estudantes que contrataram o financiamento até o segundo semestre de 2017 serão os beneficiados. Aqueles que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso terão desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. Para quem está inadimplente há mais de 360 dias, o desconto é de 86,5% no saldo devedor, também com o cancelamento dos encargos.

Para os estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que foram beneficiados com o auxílio emergencial, o desconto da dívida será de 92% para o pagamento integral do saldo devedor, podendo ser pago à vista ou dividido em até 10 parcelas, com pagamento de parcela mínima de R$ 200.

Como aderir à renegociação do Fies?

O procedimento deverá ser realizado por meio digital com o agente financeiro que o estudante optou por aderir ao financiamento, que são o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. 

No caso da Caixa, já é possível consultar pelo site se tem direito ou não a solicitar a renegociação, bem como o desconto que poderá ser aplicado. Ao abrir o período indicado pelo governo, o estudante deverá gerar o boleto para iniciar o pagamento. Para mais informações, os estudantes podem acessar o site da Caixa  ou ligar no 0800 726 0101.

Já a renegociação do Fies com o Banco do Brasil poderá ser feita por meio do aplicativo do banco. Para isso, será preciso acessar a opção “Soluções de Dívidas” e clicar em “Renegociação Fies”, também poderá ser conferido os descontos e valores.

Maiores  informações, os estudantes podem acessar o site do Banco do Brasil, além do WhatsApp (61-4004-0001) e a Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Você quer passar no concurso público dos seus sonhos?

Aprenda uma metodologia única de estudos que fará com que você seja aprovado no concurso público que sempre sonhou em até um ano.

Já imaginou se você tivesse aprendido essa metodologia a um ano atrás? Hoje de fato, você estaria exercendo o serviço público que sempre sonhou, com estabilidade e segurança financeira.

Não deixe seu sonho pra depois, além de aprender uma metodologia que lhe garantirá o concurso dos sonhos, você também aprenderá temas básicos como: organização da rotina, escolha do concurso, cronograma de estudos, materiais recomendados e outros assuntos importantes.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: