6.705 VAGAS

IFMA abre inscrições para seletivo técnico 2022

As provas serão aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022 e vai contar com 15 questões de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. As inscrições regulares seguem até o próximo dia 21 de dezembro.
Por: G1MA COM ASCOM IFMA-MA
Data de publicação: 30/11/2021 16h17

Compartilhar

Estão abertas a partir desta terça-feira (30) as inscrições para o seletivo técnico 2022 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Serão ofertadas 6.705 vagas nos cursos presenciais da educação profissional técnica de nível médio nos 29 campi da instituição. 

Veja o edital

As provas serão aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022 e vai contar com 15 questões de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. As inscrições regulares seguem até o próximo dia 21 de dezembro.

Em relação às formas de ensino dos cursos ofertados, os candidatos poderão optar por integrado, que são voltados para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do currículo do ensino médio, e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada; concomitante, que é para quem está matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e pretende apreender paralelamente os conhecimentos técnicos de um curso profissionalizante; e subsequente, destinado a quem já concluiu o ensino médio, mas tem intenção de se formar em uma carreira específica para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Sistema de cotas

Em cada curso ofertado no Seletivo Técnico 2022, 50% das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública, em atendimento à Lei Nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso de alunos tanto nas universidades federais quanto nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

 

O Edital traz ainda as normas relacionadas às cotas voltadas para os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos no ato da inscrição, sendo a informação confirmada mediante procedimento de heteroidentificação realizado por Comissão de Validação institucionalmente constituída (Resolução Consup/IFMA N° 14/2019).





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: