SE LIGA NESSA DICA

Veja a lista com 10 cursos técnicos da área de Tecnologia da Informação

Para quem gosta e quer atuar com tecnologia, fazer um curso técnico pode ser uma ótima opção para começar na área.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 13/05/2021 08h57

Compartilhar

Pensando em fazer cursos técnicos para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI)? Confirma nesta matéria uma lista com 10 cursos dessa área, com detalhes sobre cada um deles e as possibilidades das profissões, de desenvolvedores até animadores gráficos e programadores de jogos. Para quem gosta e quer atuar com tecnologia, fazer um curso técnico pode ser uma ótima opção para começar na área.

As cargas horárias mínimas de cada curso informadas abaixo são estimadas pelo Ministério da Educação (MEC) e podem variar de acordo com a forma que o estudante realiza o curso. Caso o aluno faça o curso técnico junto ao Ensino Médio, a duração pode se estender durante os anos de aulas de nível médio (03 anos).

Técnico em Computação Gráfica

Este curso é para quem quer trabalhar com produção de projetos gráficos, modelagem, ilustração e animação em 2D ou 3D, além de mexer com edição de vídeo e áudio e maquetes. É uma formação que mistura criatividade com tecnologia e informática, indicado para quem pretende atuar em empresas de criação audiovisual e de Design, produtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, além de agências que trabalham com conteúdo para internet.

O curso técnico tem duração mínima de 1.000 horas*, estimada em um ano e meio para ser concluído.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas pode ser o primeiro passo na formação de desenvolvedores. Um curso com duração de 1.200 horas mínimas feitas durante um ano e meio, em média, é uma ótima forma para aprender os conceitos de programação e desenvolvimento de sistemas para computadores e internet.

O campo de trabalho para os “Devs”, como os profissionais são conhecidos, é muito amplo devido à alta procura por esse tipo de profissional, e o técnico já começa a abrir essas portas antes de entrar no Ensino Superior, onde ele pode seguir com diversas graduações na área de tecnologia e ampliar a sua carreira.

Curso Técnico em Informática

Um técnico em Informática vai ser responsável pela instalação, manutenção e assistência técnica de hardwares (computadores e dispositivos) e softwares (programas). Ele também é o profissional que cuida da configuração de redes de internet locais, geralmente de pequeno porte, como instalação de rede sem fio em domicílios e pequenos escritórios.

Nas aulas, também aprenderá a desenvolver e documentar ferramentas para desktop. Depois de concluir as 1.200 horas do curso que dura, em média, um ano e meio, ele poderá atuar em empresas públicas e privadas de diversos tamanhos.

Técnico em Informática para Internet

A ênfase em Informática para Internet mostra que o curso será voltado a formar profissionais capazes de atuar em diversas etapas dos processos que fazem parte do funcionamento da conexão de rede. Desde o desenvolvimento e programação de aplicações da Web e dispositivos móveis até monitoramento e assistência técnica são algumas das funções desse profissional.

Para isso, o estudante deve concluir as 1.000 horas mínimas de curso, que duram um ano e meio, na média.

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

O técnico em Manutenção e Suporte em Informática estará responsável por todos os processos que asseguram o bom funcionamento de equipamentos e de redes de internet de uma empresa, escritório ou de uma casa. Todo mundo que usa um computador, um celular e a internet sabe que muitas vezes é preciso que um especialista solucione problemas técnicos.

A assistência técnica é a principal função que será desenvolvida ao longo da formação, que tem duração mínima de 1.000h durante um ano e meio de aulas. Ao concluir, pode trabalhar em empresas da área, no setor público e como profissional autônomo.

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Se você gosta de games, esse pode ser o primeiro passo em uma carreira dentro de uma área que cresce todo ano e atrai cada vez mais empresas gigantes com muito dinheiro nos cofres. Atuar na programação de jogos para diferentes plataformas e no desenvolvimento de todas as etapas de um game requer formação específica, e o curso técnico pode ser o pontapé inicial para a profissão.

O curso tem duração mínima de 1.000h e pode ser concluído em, pelo menos, um ano e meio.

Técnico em Redes de Computadores

O profissional técnico em Redes de Computadores é responsável por todos processos que garantem o bom funcionamento das redes de internet, desde a instalação, até a configuração e reparos quando forem necessários. Este técnico também é responsável por cuidar da segurança da rede e evitar dores de cabeça com invasões e danos causados por acessos inseguros.

O curso tem duração de 1.000 horas, no mínimo, com conclusão estimada em um ano e meio.

Técnico em Telecomunicações

A atuação de um profissional técnico em Telecomunicações é ampla e vive em constante atualização. Ele vai trabalhar, principalmente, com a elaboração de projetos, instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações e telemática. Vai atuar em empresas de telefonia, agências reguladoras e no setor público.

A duração mínima do curso é de 1.200 horas que pode ser concluída a partir de um ano e meio.

Técnico em Sistemas de Comutação e Sistemas de Transmissão

Esses dois cursos são voltados para técnicos que vão atuar na instalação, operação e manutenção de  sistemas de telefonia fixa e móvel e em sistemas de comutação de dados. Também pode ser responsável pela programação de softwares para centrais telefônicas e pela assistência técnica em equipamentos de telecomunicações. Os dois cursos têm duração mínima 1.200 horas cumpridas durante pelo menos um ano e meio.

*Todas as cargas horárias mínimas são estimadas pelo MEC e podem variar de acordo com a forma que o estudante realiza o curso. Caso o aluno faça o curso técnico junto ao Ensino Médio, a duração pode se estender durante os anos de aulas de nível médio.

Bolsas de estudo para cursos técnicos da área Tecnologia da Informação

Procurando onde fazer um curso técnico? Organizamos uma lista com algumas instituições, onde você consegue estudar com bolsas que dão descontos de até 75% nas mensalidades durante toda a formação.

Confira algumas:





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: