LUTO

Morre um ídolo, nasce uma lenda

Faleceu no último dia 4 de setembro, aos 77 anos, o jamaicano Friederick Nathaniel Hibbert, mundialmente conhecido como Toots, uma lenda do reggae.
Por: JORGE LOBATO (JORGE BLACK)
Data de publicação: 17/09/2020 11h07

Compartilhar

Reprodução / Google Imagens

Contemporâneo de Bob Marley, a cultura reggae mundial está de luto, faleceu no último dia 4 de setembro, aos 77 anos, o jamaicano Friederick Nathaniel Hibbert, mundialmente conhecido como Toots.

Hibbert foi um dos fundadores e se tornou líder vocal da banda The Maytals, ao lado dos jamaicanos Jerry Mathias e Raileght Gordon. A banda foi formada em Kingston na Jamaica nos idos dos anos 60, e se transformaram em uma das mais influentes na transição dos ritmos jamaicanos como o Mento, Calipso, Ska, Rock Steady e o mais pioneiro o Reggae.

Reprodução / Google Imagens

Toots Hibbert, foi consagrado como um dos 100 maiores cantores mais consagrados pela revista Rolling Stones, o single “Do The Reggay” que foi gravado em 1968, foi a primeira canção à utilizar a palavra “Reggae” segundo Timothy White na sua obra Catch  a Fire é dai que surge o nome para um novo ritmo que naquela época estava predominando todas asa paradas de sucessos na Jamaica e dessa forma foi nomeado o som do terceiro mundo que até hoje é mundialmente conhecido como reggae.

Em São Luís, conhecida como a Jamaica Brasileira, Toots and The Maytals, emplacaram inúmeros sucessos como por exemplo: Careless Ethiopians do álbum Knock Out de 1982, Revolution, Gone With The Wind e Chatty Chatty do álbum Just Like That de 1980, Monkey Man que foi regravado por Amy Whinehouse, Pressurre Drop(70) que foi trilha sonora do épico filme sobre a cultura jamaicana They Harder, They Come e foi regravada com a banda The Clash  e Revival Time um dos maiores sucessos em todos os salões de reggae da capital do reggae.

O Universo Reggae eternamente sentirá saudades de Friederick Hibbert aka Toots.






mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: