ENSINO SUPERIOR

UFMA é apontada como a 26ª melhor do país

Ainda segundo o ranking, a melhor universidade do mundo é a de Oxford, no Reino Unido.
Por: PORTAL JG COM G1MA
Data de publicação: 03/09/2020 15h46

Compartilhar

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi apontada como a 26ª melhor universidade do Brasil, de acordo com o Times Higher Education (THE), um dos principais rankings universitários do mundo, que divulgou, nessa quarta-feira (3), a edição do Top 10 no mundo de 2021. Foram avaliadas 1.527 instituições de 93 países e regiões de todo o mundo. No Brasil, o ranking considerou 52 instituições.

A USP aparece na primeira posição. Logo em seguida, aparecem as Universidades de Campinas e Minas Gerais. Além da UFMA, também ingressaram as universidades de Sergipe, Juiz de Fora, da Paraíba, do Piauí e de Uberlândia.

Ainda segundo o ranking, a melhor universidade do mundo é a de Oxford, no Reino Unido, em seguida, a Universidade Stanford, nos Estados Unidos e, em terceiro lugar, está a Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos.

São utilizados critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria como indicadores de desempenho das universidades. A THE avalia, entre outros fatores, o número de citações de pesquisa, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização. Ao comentar o resultado, o diretor da THE, Phil Baty, afirmou que o avanço da covid-19 pode ter impacto significativo sobre as universidades.

Fundada em 1966, a UFMA possui, atualmente, 1.836 docentes, dos quais mais de 1.240 são doutores. A Universidade também conta com a participação ativa de 1.761 técnicos-administrativos e quase 30 mil estudantes de graduação e pós-graduação (presencial ou a distância), e estudantes dos programas especiais.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: