RESSOCIALIZAÇÃO

Máscaras produzidas por internos de Pedrinhas serão doadas para alunos de escolas públicas

Por: PORTAL JG COM G1 MA
Data de publicação: 30/06/2020 13h10

Compartilhar

Máscaras de proteção, produzidas por internos do sistema prisional do Maranhão, serão doadas para mais de 300 mil alunos e profissionais da rede estadual de ensino. A iniciativa, resultado de parceria entre as Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e de Educação (Seduc), irá beneficiar cerca de mil escolas estaduais.

A previsão é que as máscaras sejam entregues aos estudantes e profissionais da educação a partir de agosto, mês previsto para que as aulas presenciais recomecem. Durante as aulas, as escolas deverão seguir os protocolos de segurança de acordo com as organizações de saúde, e uma das medidas é o uso de máscaras pelos estudantes e profissionais.

Nesta semana, o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, realizou a entrega simbólica das máscaras de proteção ao secretário da Seduc, Felipe Camarão. No total, serão mais de 1 milhão de máscaras, feitas com utilização da mão de obra carcerária, entregues à rede estadual de educação.

Produção

Desde abril, mais de 300 detentos do sistema prisional do Maranhão trabalham na confecção de máscaras de proteção. A meta de produção diária é de cerca de 30 mil máscaras. O trabalho acontece nas 5 malharias instaladas no Complexo Penitenciário de São Luís.

Os presos envolvidos na produção, além da remição de pena, que a cada três dias de trabalho reduzem um dia no sistema prisional, são remunerados com ¾ do salário mínimo pelo trabalho realizado.

O método produtivo preza pela higiene e qualidade, sendo obrigatória a utilização de itens de proteção individual pelos presos. Quanto à matéria-prima, os custodiados utilizam TNT atóxico e hipoalergênico.

Além das máscaras, a Seap está adequando um local com 158 máquinas para produzir jalecos, toucas, sapatilhas descartáveis de proteção e protetor facial (face shield).





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: