TRADIÇÃO

Dia Nacional do Bumba Meu Boi: orgulho de todos os maranhenses

Considerado como Patrimônio Cultural do Brasil, a manifestação popular, que une em seus rituais o lúdico e o religioso, é um importante símbolo da cultura do Maranhão.
Por: PORTAL JG COM IMIRANTE
Data de publicação: 30/06/2020 12h45

Reprodução

Nesta terça-feira, 30 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil e que enche os maranhenses de orgulho. O mês de junho, no Maranhão, é marcado pelas apresentações dos grupos de boi nos arraiais espalhados por várias cidades, deixando viva uma tradição que atravessa gerações.

Considerado como Patrimônio Cultural do Brasil, a manifestação popular, que une em seus rituais o lúdico e o religioso, é um importante símbolo da cultura do Maranhão, estando intimamente ligado à identidade de seu povo.

O artesanato, os instrumentos musicais, o bordado do couro do Boi e da indumentária dos participantes representam a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. Porém, embora esteja muito ligado à religiosidade católica, o Bumba-Meu-Boi também traz em suas coreografias muitos elementos de cultos afro-brasileiros.

Composto por seu valor simbólico, o Complexo Cultural Bumba Meu Boi do Maranhão reúne a dança, a música, a poesia, o teatro, os cenários, os instrumentos, as indumentária e os papéis desempenhados pelos diversos sotaques encontrados nessa manifestação cultural.

A lenda do boi

A história do bumba meu boi do Maranhão está relacionada a lenda de Catirina e Pai Francisco, personagens centrais do enredo.

Reza a lenda que, grávida de Pai Francisco, Catirina tem o desejo de comer a língua de boi. Para realizar o desejo de sua esposa, ele corta a língua de um boi da fazendo em que trabalhava.

O dono da fazenda encontra o boi doente e pede ajuda aos pajés para curar o animal. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa.

Sotaques

Vários são os chamados sotaques (estilos musicais) dos grupos de bumba meu boi, entre eles estão: orquestra, matraca, zabumba, costa de mão, floresta, da baixada. Cada um tem sua peculiaridade, beleza e tradição.

Em 2020, não foi possível a realização dos tradicionais e tão esperados arraiais nos quatro cantos da ilha de São Luís, em decorrência da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.





mais notícias


Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: