HOJE

“Clássicos Jamaicanos” a Live, comemora 50 anos de Cultura Reggae

São luís do Maranhão, conhecida como a capital brasileira do reggae ou Jamaica brasileira, este ano completa cinquenta anos de Cultura Reggae.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 31/05/2020 11h36

Compartilhar

Para celebrar os 50 anos de Cultura Reggae no nosso estado o publicitário, produtor cultural, DJ Jorge Black, realizará domingo, 31 de maio, o evento Clássicos Jamaicanos, a Live. 

A Live acontecerá neste domingo a partir das 17 horas e será transmitida pelas redes sociais do DJ Jorge Black e no You Tube vamos detonar o que há de melhor do som da Jamaica no Maranhão, as músicas serão executadas todas dos discos de vinil da primeira à última canção jamaicana o repertório contará com os grandes ídolos da cultura jamaicana.

Saiba mais 

A edição 2020, marca as comemorações de 50 anos de reggae na ilha regueira e 21 anos de sucessos. Segundo o produtor a festa “Clássicos Jamaicanos” surgiu como uma estratégia de comunicação na década de 90.  “Na época que  idealizei o evento as músicas que foram produzidas na Jamaica nos anos 70 eram chamadas de “músicas velhas” eu havia iniciado uma parceria com o comunicador Carlos Nina “em memória” juntamente com ele eu apresentava o programa Reggae Dance na Rádio Cidade FM, às segundas feiras e escolhi que o background seria a música África do jamaicano Emanuel Rico Rodriguez e através da sua melodia instrumental particularmente fiz uma associação aos grandes tenores da música clássica a exemplo de LLitch Tchaikovsky, Ludwig Van Bethoven, Frederic Chopin entre outros foi daí que surgiu a ideia de ressignificar as referidas músicas jamaicanas da década de 70 como Clássicos Jamaicanos” O evento é realizado desde o ano de 1999 e sua primeira edição aconteceu no Bar e Restaurante O Marujo localizado no bairro da Madre de Deus. 

“Os marinheiros da América Central que desembarcaram aqui nos anos 70 trouxeram muitos discos de reggae, que usavam como pagamentos por serviços na cidade. Outra teoria para explicar essa relação são as ondas de rádios caribenhas que seriam ouvidas através dos aparelhos de rádios maranhense”. Explica Carlos Benedito Rodrigues da Silva, antropólogo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão em sua obra “Da Terra das Primaveras `a Ilha do Amor: Reggae, Lazer e Identidade Cultural” 

Desde os idos dos anos 70 se tem registros da chegada da música reggae em terras ludovicensense. O ritmo primeiramente se popularizou nas comunidades de periferia, as radiolas ganharam mais tarde espaços importantes de divulgação em emissoras de rádio e TVs locais.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: