Responsive image

Política e Atualidades

Por: James Galvão
Política e Atualidades


Turma recursal de Chapadinha têm nova composição


Data: 13/01/2021 10:42

Oito magistrados tomaram posse em cinco turmas recursais do Estado do Maranhão, durante sessão solene realizada por videoconferência e presidida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Com as posses, passam a ter nova composição as turmas recursais de Balsas, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro e Presidente Dutra.

Na abertura dos trabalhos, Paulo Velten destacou a importância do aprimoramento do funcionamento das Turmas Recursais de forma contínua para que as metas continuem a ser alcançadas. Ao falar sobre o tempo para lavratura dos acórdãos, ele ressaltou que assim como os juizados, as turmas devem primar pelo princípio da informalidade e da simplicidade, como forma de dar mais agilidade na tramitação processual e garantir efetividade das decisões proferidas. "O sistema de juizados tem que funcionar de forma simplificada para entregar a resolutividade que a sociedade espera. Por essa razão, espero contar com empenho de todos para alcance das metas estabelecidas".

Velten também enfatizou a necessidade do trabalho conjunto no órgão colegiado e sugeriu que os membros identifiquem e levem ao Centro de Inteligência da Justiça Estadual do Maranhão (CIJEMA) demandas repetitivas no âmbito das turmas, a fim de que o órgão trabalhe na resolução das mesmas. Segundo o corregedor, a uniformização de entendimento pelo Tribunal pode contribuir para o julgamento mais célere, de forma monocrática, pelos membros das turmas.

O coordenador do Sistema de Juizados Especiais, juiz Nelson Martins, parabenizou e desejou êxito aos empossados, destacando o permanente exercício de equilíbrio, do respeito e da parcimônia à frente da função. Para garantir o bom funcionamento e a boa produtividade das turmas, Martins pediu atenção para o disposto na Resolução 49/2008 – TJMA, que estabelece a instalação de sessões ordinárias semanais.

Ele afirmou que o Poder Judiciário precisa estar sempre pronto para atender à sociedade em suas necessidades, destacou a confiança como "elemento-chave" para a credibilidade no sistema de juizados e motivou os magistrados a buscarem novas soluções para os desafios diários. "Esperamos soluções inovadoras para maior eficiência na gestão das turmas recursais e ao mesmo tempo juridicamente seguras no âmbito do sistema dos juizados", disse.

Posse das turmas recursais (Reprodução/TJ-MA)

A Turma de Chapadinha passa a contar com a membro titular Claudilene Morais de Oliveira, juíza da Vara Única de São Bernardo; e com o membro suplente Galtiere Mendes de Arruda, que é juiz da Vara Única de Buriti.

Os novos empossados vão exercer suas funções por dois anos e atuarão em processos oriundos dos juizados especiais ou das varas com competência para processar e julgar casos que se enquadram na Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais) ou na Lei 12.153/2009 (Lei dos Juizados da Fazenda Pública).


posts anteriores

Zé Martinho anuncia pagamento do mês de dezembro e do 13° salário dos aposentados e pensionistas

Mesmo encontrando apenas R$ 6.541,62 na conta do Instituto de  previdência quando assumiu o comando da  prefeitura, o prefeito Zé Martinho não mediu esforços e nem economizou tempo para garantir recursos e efetuar o pagamento dos atrasados dos aposentados e pensionistas do município. Leia Também Zé Martinho encontra rombo no Instituto de Aposentadoria e Pensões de quase R$ 6 milhões Como forma de honrar o compromisso de...
Continuar lendo
Data:15/01/2021 07:55

À Beira de um Colapso: Maranhão vai receber pacientes de covid-19 vindos de Manaus

Pacientes com coronavírus em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital Gilberto Novaes, em Manaus (AM) | Imagem: Michael Dantas/AFP À beira de um colapso na saúde, o estado do Amazonas vai transferir pacientes de covid-19 a outros estados, além de decretar toque de recolher a partir das 19h até as 6h. As medidas foram anunciadas hoje (14) pelo governador Wilson Lima (PSC) e têm como objetivo conter a disseminação do...
Continuar lendo
Data:14/01/2021 17:31

Fernando Cutrim comparece na votação de Presidente da FAMEM

O prefeito de Pirapemas Fernando Cutrim, esteve na manhã desta quinta-feira (13) na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhãoe (FAMEM), em São Luís, para votar na eleição de presidente da instituição.  Fernando Cutrim comparece na votação de Presidente da Famem Disputam a eleição da FAMEM, a chapa 1, denominada “Salvio Dino – Municipalismo na...
Continuar lendo
Data:14/01/2021 13:38

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: