FESTA JUNINA

São João do Maranhão no mês de junho está suspenso; Governo estuda outra data para realizar evento

A suspensão do São João realizado tradicionalmente no mês de junho, é uma forma de tentar conter a disseminação da Covid-19 no estado.
Por: PORTAL JG
Data de publicação: 22/05/2020 15h40

Compartilhar

Divulgação

Todos os anos é grande a expectativa do povo maranhense para uma das festas mais tradicionais do nosso estado: o São João. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que tem feito toda a população se manter isolada em casa, a Secretaria de Cultura do Maranhão informou que as festividades juninas no estado não serão realizadas no mês de junho. Contudo, ainda segundo a Secretaria de Cultura do estado, está sendo estudada a possibilidade das festividades de São João serem realizadas ainda este ano, em uma época diferente, após o período de isolamento, dependendo da liberação das autoridades sanitárias competentes.

A suspensão do São João realizado tradicionalmente no mês de junho, é uma forma de tentar conter a disseminação da Covid-19 no estado, já que essa época reúne milhares de pessoas em vários locais, principalmente naqueles já característicos, como o Centro Histórico de São Luís, festa de São Marçal no João Paulo, Capela de São Pedro entre outros.

Um eventual cancelamento de um dos maiores eventos a nível nacional traz prejuízos culturais e econômicos. O Governo do Estado projeta algo em torno de 76 milhões de reais, fazendo uma comparação com o investimento de 19 milhões feito no ano passado, que teve retorno médio de quatro vezes o valor investido. Com mais de 1.300 apresentações, o São João do Maranhão em 2019 foi um sucesso de público, responsável por 70% da ocupação hoteleira em São Luís e 85% em Barreirinhas. Além disso, o Aeroporto Nacional de São Luís movimentou cerca de 150 mil passageiros em junho.

Com relação aos prejuízos culturais nesse período de crise sanitária mundial, houve o lançamento do Programa Conexão Cultural, que beneficiou mais de 600 artistas com apresentações online nas redes sociais institucionais.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: