MUDANÇAS NA FROTA

32 ônibus são retirados de circulação pela Prefeitura de São Luís

O contrato de concessão do serviço, determina como tempo útil dos veículos de transporte público, o prazo de 10 anos, a contar da data de fabricação.
Data de publicação: 16/10/2019 08h09

Compartilhar

A licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em cumprimento às normas estabelecidas no documento e no contrato de concessão do serviço, determina como tempo útil dos veículos de transporte público, o prazo de 10 anos, a contar da data de fabricação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), retirou de circulação 32 ônibus antigos.

A frota, em renovação desde 2013, possibilitou a redução da idade média dos veículos circulantes para 4,5 anos, a menor desde aquele ano. A idade média da frota de ônibus de São Luís é a menor do Nordeste, atualmente. Dos 32 veículos que foram suprimidos do sistema, 13 foram no primeiro semestre deste ano e os outros 19 em ação recente. Também foram removidos os validadores (catraca eletrônica) e o sistema de GPS destes coletivos. Segundo o titular da SMTT, Canindé Barros, um dos principais objetivos da licitação do Sistema de Transporte de São Luís é trazer qualidade aos serviços prestados pelas empresas que formam os consórcios vencedores do certame.

A licitação estipulou padrões a serem atualizados. Novos mecanismos de fiscalização e cobrança foram definidos, de modo a garantir contínua melhoria na  do transporte público. A redução da média de idade da frota, a substituição gradativa por veículos com ar-condicionado e acessibilidade são parte das metas a serem confirmadas. É o que prevê o processo licitatório finalizado em julho de 2016, na atual gestão do governo municipal.

“Nesse sentido, a fiscalização visa fazer cumprir essa prestação de serviço com ônibus condizentes com o que está previsto no edital e no contrato de concessão de serviço de transporte urbano na capital”, disse Canindé Barros, secretário municipal de trânsito e transportes.

Em 2019, foram feitas quatro inserções de novos ônibus ao Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Somente em setembro foram duas inserções. Ao todo, 2019 contabiliza 47 novos ônibus inseridos no sistema, contabilizando uma renovação de 83% desde 2013.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: