MEIO AMBIENTE

Acompanhe os locais afetados pelo óleo no Maranhão

O Maranhão ocupa a sexta colocação entre os estados nordestinos mais atingidos.
Data de publicação: 10/10/2019 07h00

Compartilhar

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou mapa e localização exata das áreas atingidas pelo óleo nas praias do nordeste.

O Maranhão ocupa a sexta colocação entre os estados nordestinos mais atingidos, com 11 pontos identificados. O óleo foi encontrada nas cidades de: São Luís, Santa Amaro, Alcântara, Barreirinhas, Paulino Neves e Araioses.

Maior concentração

As cidades de Alcântara e Santo Amaro, possuem as maiores concentrações de mancha do poluente encontradas no Maranhão, segundo dados divulgados.

Somente na cidade em Alcântara - parte da região metropolitana de São Luís - o Ibama mapeou três pontos onde foram encontradas óleo: Praia de Itatina, Praia da Mamuna e Ilha do Livramentos, sendo a última prejudicada pelo óleo em dois pontos, ou seja, em Alcântara foram quatro pontos identificados pelo Ibama.

Em Santo Amaro, que também faz parte do Parque dos Lençóis Maranhenses, o Ibama registrou manchas de óleo na Praia de Travosa, conhecida por ser um paraíso natural, bastante explorado por surfistas. Além de Travosa, foram encontrados vestígios na própria praia da cidade de Santo Amaro.

Praias com registros:

1 – Travosa – Santo Amaro do Maranhão

2 – Praia da Mamuna – Alcântara

3 – Ilha do Livramento (2 pontos atingidos) – Alcântara

4 – Praia de Itatinga – Alcântara

Os animais encontrados cobertos de óleo foram achados nas praias de Itatinga, na cidade de Alcântara, e na Ilha dos Poldos, na parte maranhense do Delta do Parnaíba, em Araioses.

Os animais afetados pelo poluente foram duas tartarugas-marinhas, sendo que uma delas morreu - na cidade Araioses -e a outra foi resgatada - no município de Alcântara -.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: