PROCESSO SELETIVO

Seletivo do IFMA para 2020 tem inscrições prorrogadas

6.530 vagas, no total, estão sendo ofertadas com distribuição nos 29 campi do Instituto no Estado.
Data de publicação: 07/10/2019 09h35

Compartilhar

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou um edital de prorrogação para o período de inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de nível médio em 2020.

6.530 vagas, no total, estão sendo ofertadas com distribuição nos 29 campi do Instituto no Estado. As inscrições, agora, podem ser realizadas até o dia 8 de outubro, com o pagamento do boleto até 9 de outubro. O valor da inscrição para o Seletivo 2020 é de R $ 30,00 (trinta reais).

Campi do IFMA e Vagas

As vagas estão disponíveis para os campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra , Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Formas - Integrado, Concomitante e Subsequente

O IFMA oferece três formas de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa ou o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Você já está se formando para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2019, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

Provas

O certame terá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática e será realizada em 01 de dezembro de 2019. O conteúdo programático está disponível no edital.

Sistema de Cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão selecionadas para candidatos a escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e médio per capita (R $ 1.497,00); a outra metade será selecionada para candidatos com renda familiar superior a um salário mínimo e meio per capita (R $ 1.497,00).

Das vagas de cada grupo, 77% serão destinadas àqueles que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, uma porcentagem aplicada a pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do Censo do IBGE. Realizado em 2010, o último dado que informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%. A autodeclaração de candidatos pretos e pardos será confirmada pelo procedimento de heteroidentificação, que é a confirmação, por meio de uma banca, que a autodeclaração do candidato é verdadeira, para evitar fraudes.

O Instituto reserva também, em cada curso, 2,5% das vagas para candidatos com deficiência.

Dúvidas ou informações suplementares podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou telefone (98) 3215-1701.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: