NA UFPI

Tese de doutorado com enfoque em comunidade quilombola é apresentada por Professor do IFMA

O trabalho foi avalizado por uma banca de docentes da Universidade Federal do Piauí.
Por: PORTAL JG - Juliano Amorim
Data de publicação: 06/10/2019 16h19
Atualizado: 08/10/2019 09h10

Na imagem, professor apresenta a sua tese de doutorado à banca de docentes, na Universidade Federal do Piauí
Professor José Edilson do Nascimento apresenta sua tese à banca de avaliação na Universidade Federal do Piauí
(Foto: Arquivo Pessoal)

No dia 20 de setembro, o professor do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) José Edilson do Nascimento, apresentou sua tese de doutoramento com enfoque destinado à pesquisa e análise de políticas públicas em comunidades quilombolas do Maranhão. O estudo foi avalizado por uma banca de docentes da Universidade Federal do Piauí.

O trabalho, intitulado “Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas na comunidade quilombola Piqui da Rampa”, em Vargem Grande, interior do Maranhão, é fruto de uma pesquisa realizada por Edilson desde 2015. Na tese, o professor discute a importância da organização associativa entre os moradores da localidade, destacando a atuação coletiva na constituição de esforços para o desenvolvimento de políticas públicas. As conquistas decorrentes do auxílio mútuo entre os quilombolas, somado a promoção de medidas do Estado, refletem nos processos de afirmação do etnodesenvolvimento, bem como da relação entre a comunidade e o meio ambiente.

As searas do conhecimento utilizadas no método de análise da pesquisa seguem em caráter interdisciplinar. O aspecto sociológico se faz presente no modo como o pesquisador observa as relações basilares da Associação do Piqui - comunidade estudada -, com enfoque em seus pormenores históricos. A subsistência dos membros locais é, antes de tudo, sedimentada em confiança, não sem antes, porém, levar em consideração o modelo geográfico da comunidade, a partir dos tipos de solo propícios para a produção de alimentos, que, em seguida, são destinados à comercialização. A manutenção dos recursos naturais ganha evidência, conforme analisado no estudo, em decorrência da utilização de campos agrícolas abertos, evitando queimadas e o desmatamento.

Entre os fatores destacados na pesquisa, encontra-se a importância de políticas públicas. Uma delas é o FUMACOP (Fundo Maranhense de Combate à Pobreza), utilizado como recurso econômico. O fortalecimento da agricultura familiar - através de programas como o PAA (Programa de Aquisição Alimentícia) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) -, é outro elemento importante na melhora da qualidade de vida dos que vivem no Piqui da Rampa, gerando emprego e renda.

O professor-pesquisador José Edilson Do Nascimento destacou os pontos principais de seu estudo.

"O objetivo geral da tese foi analisar a organização socioeconômica e política da Comunidade Quilombola Piqui da Rampa e suas relações com o meio ambiente, no contexto das políticas públicas. Especificamente, buscou-se descrever o processo histórico-geográfico de ocupação da área; caracterizar os tipos de cobertura e uso da terra do Piqui da Rampa; analisar a organização associativa da comunidade; caracterizar as políticas públicas implantadas; analisar a estrutura econômica e compreender a experiência associativa [...]"

"A sua importância está relacionada com valores e princípios que são construídos ou realçados, como a solidariedade e a reciprocidade. Portanto, o processo de etnodesenvolvimento verificado na Comunidade Quilombola Piqui da Rampa se fortalece a partir da atuação da Associação Comunitária e das transformações resultantes do acesso e da execução de políticas públicas que contemplaram a comunidade", enfatizou o professor, em comentário a respeito da importância de sua tese para a comunidade científica e à sociedade civil.





mais notícias


Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: