EM BARREIRINHAS

Rita Benneditto apresentará novo show no 11º Lençóis Jazz e Blues Festival

O show acontece no dia 24 de agosto (sábado) no 11º Lençóis Jazz e Blues Festival, no Circuito Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses.
Data de publicação: 20/08/2019 08h57

Compartilhar

Rita Bennedito com Jaime Alem

Após mergulhar na cultura afro-brasileira, Rita Benneditto volta à cena em um show que retoma sua face de intérprete intimista e melódica, com um olhar atento às relações humanas, trazendo à tona o amor, a amizade, a solitude, as ilusões e desilusões que brotam do inesgotável repertório de sentimentos. Este roteiro afetivo é a tônica de “Suburbano Coração – Rita Benneditto convida Jaime Alem”, espetáculo que será apresentado no dia 24 de agosto (sábado) às 20h no 11º Lençóis Jazz e Blues Festival, no Circuito Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas.

Com patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Barreirinhas, COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Barreirinhas), Tory Brindes, Clara Comunicação, SESC, Sebrae,  Fiema/SESI e produção de Tutuca Viana, Rita apresentará seu show “Suburbano Coração” no segundo dia do festival de jazz e blues. Nele, as interpretações de Rita Benneditto aparecem emolduradas pelos instrumentos de cordas do maestro, compositor e arranjador Jaime Alem; que imprime levadas criativas às canções que se destacam nestas novas versões. Rita esclarece: "Trata-se de um encontro musical que se iniciou com o convite que fiz ao maestro para dirigir o projeto Três meninas do Brasil, lançado em 2008, e desde então alimentamos o desejo de realizar uma nova parceria num formato mais acústico. Após longa pesquisa, buscamos retratar, por meio de canções, a teia de sentimentos tecidas pelas cordas do coração e pelas vias da cidade e suas periferias”.

A corda é a grande metáfora deste show. Ela se refere tanto às cordas vocais, às cordas do violão e da viola, quanto às cordas do coração. Aquelas pelas quais, em sentido figurado, passam os sentimentos de amor, amizade, solidão, saudade e desilusão, expressos nas músicas do repertório – músicas compostas originalmente como baladas e canções. “Por isso, optamos por emoldurar as canções apenas com instrumentos de cordas", explica a cantora.

A bela “O Sal da Terra” de Beto Guedes; uma versão de “The way we where”, sucesso de Barbra Streisand; “Foi Deus que fez você”, pérola do cancioneiro popular já gravada por Amelinha; a nostálgica “Hoje”, de Taiguara; “Meu lugar”, de Arlindo Cruz; a contundente "Rosa de Hiroshima" de Gerson Conrad e Vinicius de Moraes; e a poética “No tempo dos quintais” de Sivuca, fazem parte do abrangente mosaico esculpido por Rita e Jaime. Além destas músicas, há outras pinçadas dos repertórios dos discos anteriores de Rita: "Impossível acreditar que perdi você”, de Márcio Greyck e Cobel; "Maiúsculo”, de Sérgio Sampaio; “O conforto dos teus braços”, de João Linhares; "Tem quem queira” de Antônio Vieira, entre outras. "Esta é a minha estratégia para continuar fazendo uma música de qualidade, relevante do ponto de vista artístico e cultural e independente de pressões mercadológicas.", argumenta a cantora que, contrariando os prognósticos de alguns executivos de gravadoras, transformou sua "Tecnomacumba" em senha e estética de grande alcance.

Em "Suburbano Coração", Rita Benneditto dá continuidade à inquietação criativa e ao desejo de experimentar – sem perder a coerência e a assinatura artísticas que a transformaram numa referência de qualidade na cena musical brasileira.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: