HOMENAGEM

Acontece hoje o 14º Encontro de Miolos de Boi em São Luís

O evento reúne pelo menos 100 miolos de boi.
Data de publicação: 12/07/2019 12h32

Compartilhar

Como o ditado já diz: "sem miolo o boi não dança”. Pensando nisso, o dia 12 de julho foi escolhido há 14 anos para ser uma data de homenagem aquele que dá vida ao personagem central da manifestação folclórica mais importante da cultura popular maranhense.

Feito de madeira e bordado com tecido, fitilhos, canutilhos, miçangas e outros adereços, o boi ganha vida e movimento com a ajuda de um dançarino, chamado de “miolo”.

Durante todo o dia de hoje, 12, o Encontro acontece no Canto da Cultura, na Praia Grande, com música, apresentações e exposição de bordados do couro de boi. O evento reunirá pelo menos 100 miolos de boi. Haverá também a participação da banda do 24º BIL do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, da Banda do Bom Menino e ainda a apresentação do Boi Brilho do Sesc. O ponto alto do evento é às 17h quando os miolos desfilam pelas ruas do Centro Histórico em direção à Praça Pedro II.

Nesses 14 anos já foram homenageados os brincantes Ribinha, Zequinha, Tapó, Bida, Pepé, Ricardo Imperatriz, dentre outros. Este ano, será homenageado o miolo Antônio Medeiros, brincante do Boi da Madre Deus há mais de 40 anos. Antes, o projeto inicialmente era realizado no Maiobão, e a partir do terceiro ano se mudou para Praia Grande. Antes o trajeto do cortejo cultural era da Deodoro para a Praia Grande, agora é da Praia Grande para a Praça Pedro II. 

 





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: