UFMA

Consulta Prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor acontece hoje, 26

30 mil votantes, entre alunos, professores e técnico-administrativos, são esperados nas urnas dos campi nesta quarta (26).
Por: PORTAL JG*
Data de publicação: 26/06/2019 15h40

Compartilhar

As eleições para a lista tríplice de candidatos aos cargos de Reitor e Vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acontecem hoje (26), por meio da consulta prévia, que poderá contar com a participação de aproximadamente 30 mil votantes, entre alunos, professores e técnicos da instituição. No total, 11 candidatos participam de forma independente do pleito, sendo quatro concorrentes à reitoria e sete à vice-reitoria. A escolha definitiva dos nomes que estarão à frente da universidade durante o quadriênio 2019-2023 será feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Embora sejam tratadas como eleições, o processo de escolha dos reitores de universidades mantidas pela União é classificado como consulta prévia à comunidade acadêmica. Neste ano, cerca de 30 mil pessoas, entre docentes, discentes e técnicos estão aptos a votar nas 33 seções instaladas nos campis da capital e continente (interior do estado) para a escolha de três concorrentes a cada um dos cargos para compor a lista de indicados pela UFMA.

A votação será feita em urnas convencionais, isto é, com cédulas de papel padronizadas em cores distintas para cada categoria de eleitores - sendo as de tarja vermelha para docentes, tarja amarela para técnico-administrativos e azul para discentes –, onde o eleitor deve assinalar com um “X” o nome de sua escolha para reitor e vice-reitor.

De acordo com Elisa Lago, presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, cada categoria de votantes possui um peso distinto para a consulta. “Na forma da legislação pertinente, à categoria docente será atribuído o peso de 70% dos votos válidos (úteis mais brancos) e às categorias discente e técnicoadministrativo, 15% cada uma”, esclareceu. Lago reiterou, ainda, que alunos e professores de todos os níveis, bem como servidores administrativos, poderão participar da consulta.

“Estão aptos a participar os servidores ativos, técnicos administrativos, docentes - inclusive os afastados -, professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), do Programa de Educação a Distância (EAD) e do Colégio Universitário (maiores de 16 anos)”, informou a presidente.

A votação acontece durante todo o dia, das 8h às 21h30, de forma simultânea e todos os campis e, para exercer o direito de participação, os eleitores devem apresentar documento de identificação oficial ou institucional com foto. “Para votar, o eleitor deverá apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação válido com foto (RG, Carteira de Motorista, Passaporte, Carteira Profissional - CTPS ou Carteira de Profissão Regulamentada). Poderá ser aceito, também, o crachá de servidor e a carteira de estudante, desde que conste foto, nome, número de matrícula ou número de outro documento de identificação”, explicou.

Segurança

Para garantir a lisura do pleito, equipes de fiscais articuladas pelos candidatos acompanham todo o processo de votação. “Os fiscais têm por função, tão somente, fiscalizar as mesas receptoras/apuradas e, identificando algum indício de ato ou fato diferente do que está expresso nas normas, comunicar formalmente à comissão”, explicou Elisa Lago, e apontou, ainda, as orientações aos fiscais escolhidos. “O fiscal de um centro não deverá transitar em outro centro ou em outra unidade. A recomendação é que o fiscal vista a camisa na cor da campanha ou até mesmo com a foto do candidato; sendo obrigatório o uso do crachá que será distribuído pela comissão”.

Onde votar

No total, 33 seções foram instaladas e os eleitores devem dirigir-se aos locais de votação correspondente ao Centro ao qual pertence. Na capital, há espaços para votação em todos os Centros (Ciências Sociais – CCSo, Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET, Ciências Humanas – CCH e Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS), Colégio Universitário (COLUN), Paulo Freire, Castelão, CEB Velho, Odontologia, Faculdade de Medicina (antigo ILA), Fábrica Santa Amélia e no Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) – Unidade Presidente Dutra. No continente, as seções também foram montadas em todos os Centros (CCAA – Campus de Chapadinha, CCHNST – Campus de Pinheiro e CCSST – Campus de Imperatriz – Centro e Bom Jesus), e nos Campus de Bacabal, Balsas, Codó, Grajaú e São Bernardo.

Os Candidatos

Reitoria

Natalino Salgado Filho: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Medicina-Nefrologia (1987) e doutorado em Medicina – Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2007-2008). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão.

Ridvan Nunes Fernandes: possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Ciência do Solo (Química do Solo) pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura-USP. Fez Pós-Doutorado na Universidade de Valência (ESP). É professor Titular da Universidade Federal do Maranhão.

Welbson do Vale Madeira: é doutor em Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA. Mestre em Economia-História Econômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP. 2003), Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professor do Departamento de Economia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE) da UFMA.

João de Deus Mendes da Silva: possui doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de CampinasUNICAMP (2005), mestrado na área de Computação Gráfica pela UFMA (2000) e, atualmente, é Professor Associado III do Departamento de Matemátia da UFMA e dirige a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) desde 2018. Foi Próreitor de Assistência Estudantil (PROAES) da UFMA de 2015 a 2018.

Vice-reitoria

Walter Cezar Nunes: é Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve pesquisas na área de Neuroempreendedorismo, onde trabalha com o Mapeamento Cognitivo Cerebral em cérebros de empreendedores estabelecidos; Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco, com Especialização em Finanças pela Universidade do Distrito Federal; Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília; Especialista em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão.

Antônio José Silva Oliveira: é graduado em Física pela UFMA, Especialista em Engenharia e Ciências de Materiais pela UFSCar, Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Ciência na área de Física Atômica e molecular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão.

José Eduardo Batista: possui graduação em Farmácia Bioquimica pela Universidade Federal do Maranhão (1972) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2004), Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública (DINTER) pela Universidade Federal de Góias (2014). Atualmente exerce a função de Chefe do Departamento de Patologia/UFMA.

Allan Kardec Duailibe Barros Filho: possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (1991), mestrado em Inforrnation Engineering — Toyohashi University of Technology (1995) e doutorado em Information Engineering pela Universidade de Nagoya (1998). Tem pós-doutorado pelo RIKEN (The Institute of Physics and Chemistry), Japão. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Maranhão. Ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Luciano da Silva Façanha: é Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Pós-Doutor em Filosofia pela PUC-SP. Atualmente, Bolsista de estímulo a produtividade em pesquisa FAPEMA (Doutor Sênior edital n° 007/2018). É Professor Associado do Departamento de Filosofia, subunidade do Centro de Ciências Humanas desde 2006, e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Cultura e Sociedade da UFMA.

Wener Miranda Teixeira dos Santos: é Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Área: desenvolvimento de processos quimicos (Recursos naturais e meio ambiente). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Experiência: ARCADISlogos – Coordenador de planejamento; Consórcio de Alumínio do Maranhão: Engenharia de projetos (Capex) e processo (Redução e Refinaria); Poyry Tecnologia – Lider de Projetos; Acumuladores Moura S.A. - Engenheiro de processo (Metalurgia e termoplasticos); Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais – vice-diretor regional Maranhão – Pará. Atualmente é Professor Adjunto do curso Bacharelado Interdisciplinar Ciência e Tecnologia (BICT) e Professor permanente no programa de pósgraduação Design (UFMA).

Marcos Fabio Belo Matos: é Licenciado em Língua Portuguesa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (1997), bacharel em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (1997), especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Atenas Maranhense (2004), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Campus de Araraquara (2010) e pós-doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professor adjunto IV dos Cursos de Jornalismo e Pedagogia da UFMA, campus de Imperatriz (CCSST).

*Com informações Imirante





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: