MARANHÃO

Inscrições para Olimpíada de Foguete estão abertas

O evento acontecerá na Fazenda Itograss, em Santa Rita.
Por: SECAP
Data de publicação: 14/04/2019 14h11

Compartilhar

Santa Rita se transformará em um verdadeiro Núcleo Aeroespacial no Maranhão durante os dias 16 e 17 de maio, período em que será sede da 1ª Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog). O evento, que acontece na Fazenda Itograss, está com inscrições abertas até o dia 10 de maio. 

O formulário de inscrição está disponível no site do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)(www.iema.ma.gov.br). A Olimpíada tem como público-alvo estudantes do ensino público e privado do Maranhão regularmente matriculados em uma instituição de ensino da educação básica, e é realizado pelo IEMA em parceria com a prefeitura de Santa Rita.

A ação tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e interessante através do lançamento de foguetes. 

Para participar, a equipe deve ser formada por três alunos e um professor. A equipe vai precisar construir um foguete, seguindo as recomendações descritas no edital. Os professores Walter Castro e Jhonny Erick, responsáveis pela organização do evento, estarão à disposição para ministrar oficinas e minicursos para que as equipes consigam desenvolver os foguetes. 

“Na competição, vamos trabalhar com quatro categorias, sendo três delas para o ensino fundamental maior e uma para o ensino médio. Os estudantes do IEMA podem se inscrever na modalidade quatro, direcionada para estudantes do ensino médio. Estamos disponibilizando vídeos sobre construção de bases e foguetes, e sempre que demandados nos deslocaremos para qualquer município ou escola que queira competir e não tenha conhecimento. Queremos construir com a comunidade escolar os foguetes, bases e fazer os lançamentos”, explicou o professor de geografia da unidade plena de Axixá Walter Castro.

Walter acrescentou ainda que o IEMA vem desenvolvendo constantemente um trabalho de capacitação de professores da Rede em colaboração com escolas municipais e estaduais. “O Instituto vem incentivando que outras escolas possam desenvolver seus experimentos e participar de competições como essa. Como educador, acredito que a participação em olimpíadas do conhecimento melhora o rendimento acadêmico dos alunos, e os estudantes acabam sendo exemplo para outros jovens, as conquistas impactam e motivam toda comunidade escolar”, contou.

O professor ressaltou que organizar uma competição de porte estadual representa a consolidação do trabalho desenvolvido na unidade. “Teremos a oportunidade de apresentar para o Maranhão todo o trabalho desenvolvido para abordar a temática de foguetes. É uma iniciativa de grande importância que engloba toda a equipe da nossa unidade plena de Axixá. Temos várias equipes treinando, lançando foguetes, construindo suas bases. Estamos atuando também com qualificação de professores e praticamente todas as escolas da cidade de Axixá estão fazendo foguetes e lançando, a partir do incentivo da nossa unidade plena”, ressaltou.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a participação em olimpíadas tem um impacto gigantesco na vida dos estudantes. “Estamos abrindo um caminho novo na história recente da educação científica do Maranhão ao criarmos essa primeira olimpíada. A astronomia, astronáutica e física são conhecimentos muito importantes para que os alunos explorem outras áreas profissionais quando concluírem o ensino médio. Esses conhecimentos são mobilizados em eventos como a Olimpíada de Foguetes. Nessas competições eles são estimulados a fazer um trabalho em equipe, a estudar os conteúdos e compreender o funcionamento de equipamentos direcionados à área, uma experiência que com a orientação dos professores permite obter bons resultados não só em competição, mas obterão conhecimentos para a vida”, afirmou.

As equipes cujo lançamento alcançarem as maiores distâncias receberão medalhas, de acordo com a colocação, de ouro, prata e bronze, correspondendo, respectivamente, ao 1º, 2º e 3º lugares; além de certificado de participação. Os vencedores também serão selecionados para a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) que este ano acontece no Rio de Janeiro. Os professores que desejam participar de formação ou minicursos devem entrar em contato com o professor Walter Castro no número (98) 98734-4225.





mais notícias


Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: