Pela primeira vez em anos, um aplicativo desbanca a Netflix e se torna a plataforma non-game que mais arrecada receitas com a Google Play Store e a App Store. O título foi para o aplicativo de namoro Tinder.
A mudança de posições é reflexo direto da decisão da Netflix de deixar de pagar o "imposto Apple", valor que a empresa recebe toda vez que um usuário se inscreve ou assina o serviço de streaming pelo aplicativo do iOS.
Desde então, novos usuários devem se cadastrar no site da Netflix para assistir a filmes e séries em dispositivos Android e iOS. A decisão custou centenas de milhões de dólares para a Apple – a Netflix era o aplicativo non-game mais vendido do mundo desde o quarto trimestre de 2016.
O ranking de aplicativos com maior receita é realizado pela Sensor Tower, uma empresa de inteligência de lojas de aplicativos. A lista desconsidera os games, que são os que ganham mais dinheiro com compras dentro de suas plataformas.
De acordo com a empresa, a Netflix arrecadou US$ 853 milhões no ano passado com a App Store. Um corte de 30% devido ao "imposto Apple" reduziria as receitas do streaming em US$ 256 milhões.
No primeiro trimestre deste ano, a Netflix captou "apenas" US$ 216,3 milhões somando App Store e Google Play Store, uma queda de 15% no trimestre contra US$ 255,7 milhões do quarto trimestre de 2018.
No mesmo período, a receita do Tinder subiu. No primeiro trimestre, a empresa havia crescido 42% chegando a US$ 260,7 milhões, acima dos US$ 183 milhões registrados no primeiro trimestre do ano passado. Isso a colocou no topo do ranking dos aplicativos, de acordo com as estimativas da Sensor Tower e da App Annie.
Além do Tinder, Line e Line Manga, os demais aplicativos não relacionados a games que aparecem no ranking de receitas são focados em streaming de música ou vídeo.
Já os aplicativos mais baixados durante o primeiro trimestre de 2019 são os de mídias sociais e vídeos. Isso inclui WhatsApp, Messenger, TikTok, Facebook, Instagram, SHARE, YouTube, LIKE Video, Netflix e Snapchat.
O TikTok manteve a mesma posição do ano passado ao registrar um crescimento de 70% em sua base de usuários. O crescimento foi impulsionado pela Índia, onde 88,6 milhões de novos usuários aderiram ao aplicativo, em comparação com "apenas" 13,2 milhões nos Estados Unidos.
O aplicativo também conseguiu um bom desempenho em receitas, graças às compras dentro da plataforma – embora não o suficiente para se classificar no ranking da Sensor Tower. Os gastos dos usuários foram 222% mais altos no primeiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando a marca de US$ 18,9 milhões em todo o mundo.
No geral, os usuários da App Store são mais gastões. Eles respondem por 64% da receita obtida pelas empresas no primeiro trimestre (ou US$ 12,4 bilhões). Já no Google Play Store, usuários desembolsaram US$ 7,1 bilhões.
Os novos downloads de aplicativos desaceleraram no iOS durante o primeiro trimestre, diminuindo para 7,4 bilhões (-4,7% em comparação ao ano anterior), enquanto os downloads do Google Play Store aumentaram 18,8%, para 20,7 bilhões.
Município tem que apresentar projeto de acessibilidade para o Centro Histórico
Prefeito Fernando Cutrim dá posse a novos secretários municipais
Prefeito de Pirapemas Fernando Cutrim anuncia pagamento do rateio de recursos para profissionais do município
Prefeito Fernando Cutrim anuncia pagamento dos servidores
Fernando Cutrim anuncia doação de uma nova casa para família que teve a residência incendiada no bairro Inês